A Assessoria Financeira da Valorum é o serviço de consultoria empresarial no qual uma das finalidades é ajudar o gestor da empresa a elaborar o planejamento financeiro.

A experiência adquirida no contato a várias empresas é a de que infelizmente ainda não existe uma cultura sedimentada para estimular os gestores a trabalhar com os olhos nas ocorrências futuras. A gestão financeira mais parece jogo de sorte que atividade profissional.

Ressalte-se que a dinâmica do mercado e vicissitudes do ambiente empresarial brasileiro requerem atenção máxima do gestor no curto prazo, é verdade. Contudo, a necessidade de dedicar tanta energia nas demandas mais urgentes é gerada justamente pela ausência dos ensaios sobre como a empresa estará no futuro mais distante.

A hipótese menos óbvia para relegar o planejamento é a dissociação dos movimentos previstos logo no início do ano. Na maioria das vezes, a causa desse desencontro não está na falha das estimativas, mas na carência de mecanismos de controle apropriados para acompanhar a execução financeira.

Independente do porte da empresa, muitas ainda têm grande dificuldade em usar controle financeiro por dados em regime de caixa (cash-basis). De fato, a organização de fluxos de caixa e posterior análise são temas bastante recentes mesmo para o meio acadêmico internacional. A literatura sobre o assunto é exígua e existem poucos profissionais capacitados a implantá-la.

Caso a dificuldade em se elaborar o planejamento financeiro seja o descrédito de que trará resultado, por que não tentar começar do fim, da ferramenta para controle do fluxo de caixa diário?

Neste caso, não se trata de usar os relatórios disponíveis no sistema de gestão já instalado. Por melhores que sejam tais sistemas do ponto de vista da fluidez da informação, a equipe da Valorum nunca conheceu qualquer configuração adequada para o gestor acompanhar o desempenho financeiro como se deseja. Geralmente o usuário precisa fazer o download dos dados para organizá-los e manualmente fazer os cruzamentos a fim de interpretar a situação financeira.

A estrutura de dados para fazer controle financeiro é bastante semelhante à do Demonstrativo de Fluxo de Caixa criado a partir do lucro líquido e outros registros contábeis. As contas financeiras são agrupadas em Operacionais, Investimentos e Financiamentos. As colunas da ferramenta são alimentadas com os dias do mês para representar o movimento futuro da empresa.

Em publicações posteriores serão melhor detalhados os passos para construção do controle de fluxo de caixa. Por ora, o importante é convencer-se de que se a gestão financeira já é desafiadora com planejamento, sem se vislumbrar o futuro, a atividade parece até jogo de dados.

Comentários