- O BitCoin está pegando no Brasil?

Assim como em outros países, o BitCoin tende a crescer também no Brasil. Há várias justificativas para acreditar no potencial do BitCoin no país, como o alto nível de uso da internet, simplificação para uso de meios de pagamento e receptividade do brasileiro em geral a inovações.

- Apesar dos riscos, é possível ganhar dinheiro com ele, considerando, por exemplo, o fato de que estamos numa tendência de depreciação do real?

Qualquer item o qual é possível comprar e vender com certa facilidade é possível ser tomado como uma oportunidade de investimento. Contudo, o BitCoin não foi criado para ser uma alternativa de investimento.
É possível ganhar dinheiro transacionando BitCoin, como também é igualmente possível perder dinheiro com ele.
Existem muitos fatores relacionados à volatilidade do preço da moeda digital que a torna uma possibilidade bastante arriscada para aqueles que a encaram como investimento: ampliação de seu uso no mercado real, taxa de câmbio do Real frente ao Dólar, estrutura dos ambientes de compra/venda do BitCoin, e até tendência de crescimento da economia em diferentes regiões do globo.

- Dá para pensar na modalidade como uma diversificação ‘mais selvagem’?

Considerando os riscos inerentes à criptomoeda, sim. Há pouca informação em circulação sobre o funcionamento do BitCoin, sobre como se comporta a cotação no mercado em relação a outros indicadores (reais) da economia e dos sistemas que o mantém circulando. Por esses motivos, aqueles que se dispuserem a comprar a moeda para fins especulativos farão uma escolha bastante incomum de diversificação.

- Há horizonte/condições para que se torne um investimento vantajoso? Conhece alguém que defende a modalidade como investimento?

Certamente há condições para que se torne um investimento vantajoso do ponto de vista da rentabilidade, e gradualmente as pessoas passam a perceber que amigos e familiares estão comprando e vendendo BitCoins.
É importante lembrar que qualquer investimento com alta taxa de rentabilidade e liquidez, como o BitCoin, possui inexoravelmente baixo nível de segurança. Quem ainda não conhece bem a moeda digital deve começar fazendo transações com valores bastante reduzidos.

Fonte: Jornal O Globo

Comentários