O que é mais importante: investir em pesquisa ou em marketing?

Muitos gestores fazem estes questionamentos. “Quem, de fato, é meu público-alvo?”. “Por que eu não estou vendendo tanto?”. “Devo contratar uma empresa para fazer uma pesquisa de mercado ou apenas o investimento em marketing já vai me trazer resultados?”. Responder a estas perguntas é muito difícil, tendo em vista que depende de cada tipo de perfil de empresa. Se uma empresa surgiu sem que houvesse sido desenvolvido um plano de negócios, com especificações claras sobre como é o mercado, por quanto vender os produtos/serviços, e até mesmo como o público se comporta no momento de compra, é bem provável que em momentos de crise esta empresa ficará sem saber o que fazer. E esta é uma situação clássica do dia-a-dia de micro e pequenos empresários. Quando isso ocorre, é natural que os esforços sejam “depositados” quase que completamente na busca por estratégias de marketing capazes de tirá-los da situação incômoda. Por outro lado, percebe-se que empresas de maior porte apresentam uma cultura completamente diferente. Nelas, o plano de negócio e o planejamento estratégico são constantemente revisados a fim de se alcançar uma melhor experiência entre marca e consumidor.

A grosso modo, o universo de marketing depende completamente de pesquisas e dados que evidenciem a situação do mercado de modo geral. Ou seja, os gestores não podem parar de investir em marketing por conta do investimento em pesquisa e vice-versa. O ideal é que haja um equilíbrio. Mesmo assim, há diversas ferramentas úteis e ao mesmo tempo “econômicas” que podem ser usadas diariamente. Mantendo-se uma criteriosa rotina de análises, será possível não só mensurar o retorno do investimento, como também conhecer um pouco melhor o perfil dos consumidores. Destacam-se a gestão de mídias sociais, desde que feito de forma planejada, a manutenção e criação de parcerias, envio de e-mail marketing através de programas gratuitos (por exemplo, o http://mailchimp.com/), e por aí vai. Por fim, é fundamental ter visibilidade e principalmente, um extremo conhecimento acerca de seus próprios produtos/serviços, do que seus concorrentes estão fazendo e de como seus consumidores são melhor impactados.

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