Sua empresa sofre de crise de identidade?

Assim como as pessoas, as empresas também sofrem de crise de identidade.

Nos serviços de consultoria administrativa que presto a micro e pequenas empresas, as queixas que ouço dos empresários são as mais variadas. Entretanto, a maioria delas é consequência do mal da “Crise de Identidade Empresarial”, ou para abreviar, CIEM.

O principal grupo de risco desta doença são as pequenas empresas, com 5 anos ou mais de atividade, que apesar de uma eventual crise, vem crescendo ano a ano.

Como principal sintoma, o mal da CIEM dificulta o dono do negócio a responder a pelo menos uma destas perguntas: minha empresa gera o retorno financeiro que poderia gerar? Quais dos produtos ou serviços vendidos rendem mais dinheiro? Minha empresa deve contratar mais uma pessoa para ajudar a cuidar do negócio? Como seria essa pessoa? Em quais mercados devo investir para aumentar os ganhos da minha empresa? Afinal, minha empresa me faz ganhar ou perder dinheiro?

Se você é empresário e reconhece estes sintomas em sua empresa, não se desespere. Sua empresa está contaminada pela CIEM, mas a doença tem cura, e tem nome científico, chama-se “Falta de Planejamento Estratégico”.

As empresas elaboram o Planejamento Estratégico para saber quais são seus objetivos no longo prazo (5 a 20 anos). Para estabelecer os objetivos, as empresas precisam primeiro saber quem elas são e do que realmente precisam, assim como as pessoas. Às vezes você também não fica em dúvida sobre o que quer? Enquanto não formos capazes de saber com certeza quem somos e do que precisamos, padeceremos do mal da CIEM.

A cura para a CIEM não poderia ser mais óbvia, fazer o Planejamento Estratégico. O problema é que normalmente achamos que o Planejamento Estratégico só serve para grandes empresas, e que é muito complicado para ser feito. Não é verdade. Todos precisamos planejar, e os Planejamentos feitos pelas micro e pequenas empresas, assim como as pessoas comuns, são até bastante simples. Segue o tratamento para CIEM, ou se preferir, um roteiro para fazer um Planejamento Estratégico simples, mas completo e extremamente útil.

Comece escrevendo um breve histórico que vai ajudar a definir quem é sua empresa. Por exemplo, “A empresa [nome] foi criada em [ano] por [nome do fundador] para vender [produto] às pessoas que moravam nas proximidades (…)”. No histórico, informe os motivos da abertura da firma, quais eram as facilidades e dificuldades para tocar o negócio naquela época e no que pretendia transformá-lo após alguns anos. Lembre-se de ser sincero.

Em seguida escreva qual o mercado onde a empresa atua, o que ela sabe fazer de melhor e a quem ela vende o que faz. Seja específico quanto ao que sabe fazer e a quem vende. Por exemplo, “O mercado da Padaria Pão Fino é o de produção e venda de alimentos para o café da manhã e para o lanche, aos clientes residentes das quadras próximas”.

O terceiro passo é refletir sobre as deficiências e competências. As deficiências são aquelas tarefas, funções, para as quais sua empresa não possui muita habilidade. Por exemplo, uma das deficiências mais comuns das empresas é não possuir um controle que as ajude a saber quais são os produtos vendidos que geram maiores retornos financeiros. Outros exemplos de deficiências são: desperdício de material, dificuldade em comunicar-se com os clientes, alta rotatividade do pessoal, entre outras.

As competências são as tarefas que sua empresa geralmente realiza melhor que os concorrentes. Podem ser a qualidade do produto, bom atendimento aos clientes, custo de fabricação menor que a concorrência, variedade de produtos ofertados, e assim por diante.

As deficiências precisam ser bem conhecidas para tentar reduzi-las ao longo do tempo, e para evitar tomar decisões que colocarão a empresa em apuros por não as haver considerado. Afinal, não nos jogaremos no rio se não soubermos nadar. As competências devem ser aperfeiçoadas e usadas para conseguir novos clientes.

A quarta parte do Planejamento Estratégico é listar as ameaças e oportunidades que surgem fora da empresa. Por exemplo, pode surgir um produto novo no mercado que substitua a principal mercadoria da loja. Se você se der um tempo para fazer o Planejamento Estratégico, provavelmente você poderá prever que isso deverá acontecer. Assim poderá se preparar com antecedência.

As oportunidades são aquelas ocasiões que podem nos favorecer de algum modo. Tente prever algum acontecimento que poderá favorecer a empresa. Por exemplo, o gosto do cliente pode estar mudando, talvez você possa começar a se preparar para ser o pioneiro em oferecer um novo produto. Liste as cinco ameaças e as cinco oportunidades que poderão acontecer nos próximos cinco anos. Assim, poderá se preparar com antecedência, aproveitando as oportunidades e se esquivando das ameaças.

Até aqui, as etapas do Planejamento Estratégico serviram para você se conhecer melhor. Agora estabeleça onde gostaria de estar daqui cinco anos. Por exemplo: quanto (aproximadamente) sua empresa deverá estar faturando após cinco anos; se pretende abrir mais uma loja na cidade dentro deste período; se estará trabalhando com determinado produto que ainda não vende. Enfim, estabeleça quantos objetivos quiser, mas cuidado para não prometer algo que não poderá cumprir.

Após definir os objetivos (onde deverá chegar), escreva a Estratégia (como deverá chegar lá). Escreva quais as providências que a empresa deverá tomar para que consiga atingir seus objetivos. Ao escrever, lembre-se que haverá oportunidades e ameaças pelo caminho, e que a empresa possui deficiências e competências para fazer algumas coisas.

A última parte do Plano Estratégico é o cronograma. Primeiro faça uma lista das providências que você definiu na etapa de Estratégia. Em seguida, ao lado de cada providência, escreva quando vai começar a fazer e quando deverá terminá-la. Algumas providências só podem ser tomadas se outras já tiverem sido concluídas, portanto cuidado com a ordem.

Pronto, está feito o Planejamento Estratégico de sua empresa, ou de sua vida. Possui menos itens que os Planos de grandes empresas, mas o formato é o mesmo. Pense com cuidado ao escrever cada linha do seu Plano, e depois de terminar trate de executá-lo.

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