Eficiência à brasileira

A aquisição da SABMiller pela AB Inbev provoca novamente a reflexão sobre o estilo de gestão do Grupo 3G, de obsessiva redução de custos e atingimento de metas de resultados.

À primeira vista, pode-se depreender que os funcionários das empresas adquiridas levam um grande choque pela forma agressiva de atuação da nova diretoria. Sem elementos suficientes dos processos administrativos do grupo para estabelecer julgamentos de valor pelos métodos adotados, é possível contudo aproveitar o ensejo para questionar alguns pilares da gestão de RH.

Primeiramente é necessário destacar que o modo de gerir as empresas do grupo AB Inbev é bem sucedido. A elevação dos resultados das empresas pós fusão são consistentes no longo prazo e ratificam o acerto das decisões gerenciais.

O ponto central das polêmicas em torno do estilo de gestão está na aparente supervalorização dos resultados financeiros em detrimento do ambiente de trabalho das empresas adquiridas. Há poucos meses, a principal discussão dos sócios do fundo Berkshire Hathaway, sócio do Grupo 3G, foi o corte de pessoal de empresas compradas.

A base para a gestão do RH é composta por premissas referentes à manutenção de ambiente de trabalho no qual as fatores higiênicos e motivacionais, segundo Hezberg, são satisfeitos. Analogamente, o mesmo vale para as cinco camadas de necessidades de Maslow.

O clima de insegurança na manutenção do emprego, stress contínuo para atingimento de metas e jornadas extenuantes e prolongadas de trabalho para cumprir o esperado pela diretoria são destruidores do clima organizacional produtivo. Além de tudo, tal ambiente tende a isolar pessoas e a minar o esforço colaborativo. Se os resultados de longo prazo da empresa são positivos e consistentes, o estilo de gestão tão execrado não é exatamente como se publica ou as premissas da gestão de Recursos Humanos são frágeis e apenas conceituais.

A segunda hipótese parece não se firmar diante das inúmeras experiências de motivação e envolvimento humano em impulsionar sinergicamente várias empresas que lograram compor equipes engajadas. O mais provável é que as companhias adquiridas pelo grupo AB Inbev possuam de fato uma significativa ineficiência operacional, incluindo inchaços no quadro de pessoal, nas quais algumas firmes correções sejam suficientes para gerar resultados já no curto prazo.

Se essa parece ser a resposta mais razoável, por que os dirigentes anteriores não conseguiram perceber o óbvio e realizar por conta própria as melhorias necessárias para tornar a empresa mais competitiva?

Compartilhe nas redes sociais
Soluções integradas para valorizar, organizar e fortalecer a gestão do seu negócio

A Valorum realiza o Valuation — cálculo técnico do valor de mercado da sua empresa — utilizando métodos seguros e adequados aos objetivos do negócio, como fusões, negociações ou tomada de decisões estratégicas. O processo envolve a análise aprofundada de dados financeiros e a entrega de um relatório estruturado com argumentação sólida.

Para empresários que precisam de mais tempo para focar no crescimento, oferecemos a Reestruturação Administrativa, que redesenha processos internos, define responsabilidades e implanta mecanismos de controle. Isso reduz o tempo gasto com rotinas operacionais e melhora a eficiência da equipe.

Na área financeira, disponibilizamos um sistema exclusivo que permite ao empresário acompanhar o fluxo de caixa projetado em tempo real. Junto com a Assessoria Financeira, promovemos encontros periódicos e suporte contínuo para apoiar decisões baseadas em dados confiáveis.

Também ajudamos a identificar gargalos de desempenho, ajustando estruturas, funções e metas. Mesmo em empresas com mão de obra pouco qualificada, nossa metodologia permite organizar os processos e tornar os colaboradores mais produtivos, sem necessidade de substituições precipitadas.

Assessoria Financeira com foco em decisões estratégicas e controle do fluxo de caixa

A Assessoria Financeira da Valorum oferece acompanhamento técnico contínuo para apoiar gestores na tomada de decisões mais seguras e embasadas. O serviço combina modelos matemáticos desenvolvidos especialmente para análise financeira com gráficos simples e acessíveis, mesmo para quem não tem formação na área.

Voltado para empresas de todos os portes, o serviço se adapta à realidade de cada negócio — desde a implementação de ferramentas básicas de fluxo de caixa até a análise avançada de indicadores, avaliação de rentabilidade, estrutura de capital e valor de mercado.

Na prática, a Valorum aprimora a estrutura do plano de contas, orienta o registro correto dos dados e passa a calcular indicadores com base nas informações recebidas automaticamente. Os resultados são apresentados em um painel claro e intuitivo, ideal para acompanhar a saúde financeira com agilidade e precisão.

Esse modelo inovador de consultoria une rigor técnico, visão externa e personalização para transformar a gestão financeira da empresa.

Na segunda etapa, a Valorum atua junto ao gestor financeiro para ajustar rotas, propor planos de investimento e garantir uma expansão sustentável da empresa. As decisões são baseadas em projeções do fluxo de caixa, sempre acessíveis online.

Com o plano em execução, um consultor acompanha de perto os resultados, sugere ajustes e orienta cada etapa do processo. Esse suporte é contínuo, feito presencialmente e com o auxílio de um software exclusivo da Valorum, que aplica as mais modernas técnicas de análise financeira.

Acompanhe a evolução da empresa em gráficos claros e atualizados, direto do computador, tablet ou celular — com acesso fácil e seguro de qualquer lugar.